Exceto este evento, o funcionamento do sistema será normal nos demais dias do período de Carnaval com as estações abrindo às 4h40 e fechando à meia-noite
ESTAÇÕES DA LINHA 1- AZUL FICARÃO FECHADAS ATÉ AS 14H DO DOMINGO (27) PARA REALIZAÇÃO DE TESTES DO NOVO SISTEMA DE SINALIZAÇÃO E CONTROLE DE TRENS
Exceto este evento, o funcionamento do sistema será normal nos demais dias do período de Carnaval com as estações abrindo às 4h40 e fechando à meia-noite
São Paulo, 24 de fevereiro de 2022- O Metrô, como de hábito, vai monitorar atentamente a circulação de passageiros durante os dias de Carnaval, entre o sábado, dia 26, e a quarta-feira, 2 de março, e, se necessário, injetar mais trens que o previsto em programação para atender as pessoas que se deslocarão aos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda ou mesmo em passeios pela capital. Para aumentar com rapidez a oferta de viagens, o Metrô deixará trens em condições operacionais nos pátios Jabaquara (Linha 1- Azul), Tamanduateí (Linha 2- Verde), Itaquera (Linha 3- Vermelha) e 15- Prata (Oratório).
No sábado, todo o sistema funcionará sem nenhuma alteração prevista.
No domingo (27), a Linha 1-Azul do Metrô passará a funcionar a partir das 14h. A medida é necessária para a realização de testes do novo sistema de Sinalização e Controle de Trens (CBTC).
Para atender os passageiros da Linha 1- Azul entre 4h40 e 14h, o Metrô disponibilizará gratuitamente os ônibus do sistema PAESE, que vão percorrer o trecho entre Jabaquara e Tucuruvi, em ambos os sentidos.
O CBTC foi instalado na Linha 1-Azul e agora passa pelos testes dinâmicos que vão permitir a troca definitiva dos sistemas de sinalização e controle de trens. Com seu funcionamento será possível melhorar a circulação e a regularidade dos trens, diminuindo de forma segura a distância entre as composições e reduzindo o intervalo entre elas, graças à circulação de mais composições simultaneamente. Esse sistema já foi implantado na Linha 2-Verde e vem sendo colocado também na 3-Vermelha. A Linha 15-Prata já foi construída com essa tecnologia.
Para orientar os passageiros sobre esta alteração no serviço do domingo, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelas estações e trens, além de afixar cartazes nas estações e veicular mensagens nas redes sociais.
Na segunda (28) e terça-feira (1° de março) não há previsão de mudanças no funcionamento das estações e as linhas 1- Azul e 3- Vermelha, as duas que concentram a maioria dos passageiros que circulam pelo sistema, terão intervalo médio entre trens (nos horários de pico-manhã e pico-tarde) de aproximadamente quatro minutos. Na quarta-feira, com exceção da estação Jardim Colonial, na Linha 15- Prata, todas as estações abrirão às 4h40.
Dúvidas podem ser tiradas por telefone (0800 7707722) na Central de Informações do Metrô, que atende diariamente entre 8h e 20h.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
METRÔ DE SÃO PAULO